terça-feira, 25 de março de 2008

Por que sou Batista?

Por que não coloquei "por que sou cristão?" ou por que não coloquei "por que sou religioso?" ou por que não coloquei "Por que sou um crente em Jesus Cristo?" Por que não coloquei "Por que sou evangélico?"

Os batistas não nasceram "batistas". Os batistas não fazem parte de um ramo do protestantismo (o que é confundido por todos que não conhecem a história do cristianismo no mundo). No século XVI, quando lutero publicou as famosas 95 teses e afixou-as na porta do templo católico em Wittemberg, em 1517, os anabatistas já existiam como um grupo organizado e formado em igrejas por diversos lugares da Alemanha, Suiça, Inglaterra e Holanda. Lutero, após ser expulso do catolicismo, fundou o luteranismo, enquanto Calvino e Zwinglio fundavam outro ramo do protestantismo, conhecido hoje por presbiterianos. Ambos, Lutero e Calvino, perseguiram e mataram muitos anabatistas, pelo simples fato destes não lerem pela cartilha dos protestantes.

Os anabatistas também não nasceram "anabatistas", porém levaram sobre si este "apelido", por não concordarem com o batismo infantil e não aceitarem os "sacramentos" do catolicismo (e mais tarde dos luteranos e presbiterianos) e batizarem a todos aqueles, que por livre e espontânea vontade, em sã consciência e no controle dela aceitassem a fé pregada por eles. O vocábulo anabatista, significa aqueles que batizam de novo ou repetição do batismo, porque, segundo os católicos (mais tarde Lutero, Zwinglio e Calvino), os anabatistas rebatizavam os oriundos do catolicismo. Na realidade, eles não rebatizavam, mas davam o batismo bíblico (o vocábulo batismo [baptismós, no original] significa imersão, mergulho). Nenhuma dessas denominações citadas acima mergulham o fiel em águas (elas usam a ablução e/ou a aspersão).

De lá para cá, por causa da perseguição, os anabatistas foram se espalhando e perdendo a referência inicial do nome (aliás, era o que eles mais queriam, pois não rebatizavam, mas aplicavam o batismo bíblico), porém, continuavam pregando o Evangelho do arrependimento, "que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê" (Romanos 1.16, 17). Assim, pela pregação da Palavra de Deus, foram surgindo mais crentes em Jesus Cristo que viviam em conformidade com as doutrinas do Novo Testamento e, na Inglaterra, por volta do séculos XVI / XVII, surgiram grupos que eram perseguidos pela religião estatal(anglicanismo, de doutrina calvinista) e foram chamados de BATISTAS, pelo mesmo fato de batizarem pessoas oriundas do anglicanismo, que confessavam publicamente a nova fé (que era tão antiga quanto o NT). Dentre esses grupos surgiu um nome que até hoje é conhecido por causa de seu famoso livro "O Peregrino", John Bunyan, que ficou preso 12 anos a mando do rei da Inglaterra (período em que escreveu o seu famoso livro), por não abdicar da fé que abraçou e pregar o arrependimento e a fé em Cristo, conclamando os novos convertidos a se batizarem conforme preceitua o Novo Testamento.

Assim, ao dizer que sou batista, não estou me colocando em posição superior (nem inferior) a nenhuma outra denominação, porém, valorizo a fé que tiveram todos os que, no passado, com ou sem o nome de batistas, defenderam, até mesmo às custas da própria vida, a doutrina hoje conhecida por doutrina batista, que é conforme o Novo Testamento ensina. Por isso, ao dizer que sou batista, quero dizer que:

1. Ser batista é crer em Deus como Criador, sustentador e Senhor do universo; é crer que Deus, o Pai, através da PALAVRA - o Logos - JESUS CRISTO, Seu Filho Unigênito - o Deus Filho, criou todas as coisas no céu e na terra (Gênesis 1.1-10; Isaías 44. 6; 45. 5-7, 12; João 1.1-18; Colossenses 1.15-19);

2. É crer que a Bíblia é a Palavra de Deus, verdadeira, infalível, inerrante e que pode conduzir o ser humano à salvação;

3. Ser batista é crer que Deus enviou Seu Filho - JESUS CRISTO, ao mundo, para morrer pela humanidade e dar a Vida Eterna a todos quantos crerem e aceitarem o sacrifício do Filho de Deus em seu lugar;

4. Ser batista é crer que a Vida Eterna, dada por Deus, através da fé em Jesus Cristo, é eterna mesmo, isto é, o crente jamais perde a sua salvação (até quando dura a Vida Eterna?), pois não é o crente que vai se esforçar para manter a salvação, mas é Deus que vai garantir o poder salvador do Seu Filho como eficaz e plenamente suficiente para suprir as nossas fraquezas e fracassos (pecados). O livre arbítrio deixa de existir, pois a nossa vontade foi dominada pelo Senhor, pois a Ele nos entregamos (João 10.27-30).

5. Ser batista é crer que o ser humano tem liberdade de consciência, pensamento e ação e é livre para crer ou descrer, aceitar ou rejeitar, pertencer ou não a uma denominação religiosa;

6. Ser batista é respeitar as crenças de cada um, com direito a resposta quando atacado sem causa e com direito a defesa da fé, quando invadido em seus arraiais por doutrinas absurdas e anti-bíblicas, invenções humanas (e até diabólicas), que causam divisões na denominação;

7. Ser batista é respeitar o credo dos outros (e esperar que respeitem o nosso), cada um, na conformidade de sua doutrina, sem contudo, tentar impingir ao outro o seu modo de ser (se alguém não está satisfeito na minha denominação e não quer andar conforme as nossas doutrinas, é livre para procurar uma denominação que o acolha conforme o seu modo de cultuar, mas não podemos permitir que invadam inescrupulosamente e sem nenhum respeito à nossa fé, os nossos arraiais);

8. Ser batista é crer na independência do ser humano de ler, estudar e interpretar as Escrituras conforme a sua consciência, dentro da orientação do Espírito Santo e, com humildade, levar as suas conclusões a outros, sem contudo tentar ser "o dono" da verdade, respeitando o pensamento alheio e ajudando e sendo ajudado no estudo da Palavra de Deus, para que haja pureza na interpretação e no conhecimento e se busque a unidade na fé que compartilha na denominação da qual participa, para que não exista, assim, divisão (Efésios 4.1-16; Tiago 3.17, 18 [veja o tópico 7]).

Mas para me tornar batista, eu tive que passar por uma experiência muito importante, aliás a mais importante de todas, pois através dessa experiência singular é que se pode dizer, com toda humildade e de todo coração: EU SOU BATISTA!  Ouvi a mensagem da Palavra de Deus; ouvi que estava perdido pela eternidade; ouvi que por ser pecador incrédulo era a causa da minha perdição; e ouvi que Deus providenciou para mim uma saída única, sem a qual eu jamais poderia ser perdoado e salvo: JESUS CRISTO MORREU NA CRUZ EM MEU LUGAR; JESUS CRISTO, NA CRUZ, LEVOU SOBRE SI OS MEUS PECADOS; JESUS CRISTO RESSUSCITOU PARA  GARANTIR-ME A VIDA ETERNA. Então perguntei: "O que preciso fazer para ser salvo?" A Bíblia me respondeu: "Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em Nome de Jesus Cristo para perdão de vossos pecados. e recebereis o dom do Espírito Santo." (Atos 2.38); e em Atos 4.12 diz: "E em nenhum outro há salvação, pois também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos se salvos." E Atos 15.11 diz: "Mas cremos que somos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também" (Uma nota importante: todos esses textos foram citados pelo Apóstolo Pedro).

Essa é uma experiência única, porém, cada um de meus leitores que ainda não a experimentou, poderá obtê-la pela fé no Senhor Jesus Cristo. "Pela graça sois salvos por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não vem das obras, para que ninguém se glorie."(Efésios 2.8, 9).

(procuro o autor)

4 comentários:

maiza disse...

Nossa...tive vontade de aceitar Jesus novamente com esse seu testemunho. Nosso Deus é maravilhoso!!!!!!

ALBERTO disse...

to com vc em tudo meu irmao tambem sou batista!!!!!
GLORIA A DEUS !!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Sou BATISTA até no nome. Glórias a Deus!

Levi Batista
Vitória-ES

Anônimo disse...

Tenho muito orgulho de pertencer a uma igreja que professa o evangelho de forma tão pura.

Anderson O. Santana
PI Batista em JArdim Monteiro.

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!
[Identifique-se com o seu nome e e-mail]

Siga por Email

Assine O Bereano

Seguidores