sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Ceia do Senhor e heresias

No mesmo capitulo 11 de I Corintios, onde Paulo procura doutrinar como se deve celebrar a Ceia do Senhor, diz: "Importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem".

Assim que mudamos para Cafelândia, sentimos a falta da Escola Bíblica Dominical, pela manhã, pois, a igreja local realiza a escola à noite. Não querendo passar o dia todo sem estar na igreja, passamos a visitar varias igrejas chamadas evangélicas. E a primeira que visitamos, estava celebrando a Ceia do Senhor, sem ter lido o texto alusivo ao assunto, o ministrante distribuiu o pão e o cálice, sem nenhuma explicação disse: "Comamos a carne do Senhor, e bebamos o seu sangue". Não sei de onde tiraram esta idéia: da Bíblia que não foi, uma vez que ela ensina que é um ato memorial. No domingo seguinte, visitamos uma outra igreja, e ouvimos as mesmas heresias; e imaginamos: "Meu Deus! Este povo não estuda a Bíblia; e esta é mais uma das razões porque surgem tantas heresias; e isto no meio do povo chamado evangélico".

Há poucos dias, estando com o televisor ligado a um programa também chamado evangélico, de grande audiência, ouvimos do seu dirigente o seguinte: "Na próxima semana, iremos celebrar a santa ceia, ocasião em que iremos comer a carne de Jesus e beber o sangue Dele". Ficamos lamentando a perda de oportunidade para celebrando a ceia, relembrar a morte do Senhor Jesus. Que bela oportunidade seria narrar o sofrimento e a morte do Senhor! Para nós, particularmente, este é um dos mais importantes assuntos do Novo Testamento, de proclamar o Evangelho; é o momento mais sublime, pois estamos anunciando a conquista de nossa salvação através do sofrimento e morte do Senhor. Visitando uma outra igreja, em uma outra cidade, verificamos que também era a hora da celebração da Ceia do Senhor. O seu ministro também não leu nenhum texto bíblico; e pediu a um dos membros que orasse; o qual disse: "Senhor, quando este pão cair em nosso estomago, produza saúde para todos nós em nome de Jesus amém".

Não se espantem distintos leitores, este outro caso que vamos-lhes contar, se deu numa igreja Batista, e que aconteceu, quase identicamente: também não houve explicação nem leitura bíblica! Será que no seminário não foi estudado a eclesiologia? Que fazem os mestres nos seminários, que não esclarecem os seus alunos, futuros pastores? Ou será que certos pastores não dão muito importância à Celebração da Ceia do Senhor? Paulo diz que: "Os que são sinceros se manifestem". E que "Se alguém come indignamente o pão, e bebe indignamente o cálice do Senhor, também será culpado do Seu corpo e do Seu sangue (da morte do Senhor)". É preciso praticar este mandamento com o sentimento e reviver àquela hora pela qual passou o Senhor.

Perguntamos: por que toda essa frieza e indiferença? Até parece que consideram a morte expiatória de Jesus, um assunto de pouca importância, ou de nenhum significado. Um outro assunto, em uma outra denominação, foi ministrado o batismo infantil, pelo seu dirigente, sem o fundamentar na Bíblia, e sem dar explicação do seu sentido. Diante destes fatos ficamos estarrecidos. Será que essa gente não lê a Bíblia? Ou por ventura faremos uma campanha para comprar Bíblias e dar-lhes de presente? Que Deus tenha misericórdia e nos dê consciência clara de que somos especialistas em Bíblia; e que é o livro que deve ser lido, conhecido e, ensinado ao povo de Deus.

Pr. Timofei Diacov

5 comentários:

JamesCondera disse...

Graça e paz vos sejam multiplicadas.

Infeliz realidade, que nos é apresentada...

Mas, voltemos ao capítulo 11 de 1Coríntios, porém, no versículo 17, assim poderemos deparar com nosso amado irmão Paulo já afirmando o ocorrido naquele determinado tempo, com o que deparamos hoje, qual seja, "porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior."

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.

Fraternalmente.
James.
www.jesusmaioramor.blogspot.com

Anônimo disse...

Boa Tarde! Graça e Paz sejam com vocês. Eu quero acrescentar ao comentário já feito pelo James, o fato de que hoje a maioria das pessoas concorrem a uma denominação religiosa não por desejarem se livrar do pecado e alcançar o perdão de Deus,aliás, elas nem sabem o que é pecado, e por isso nem estão interessadas em perdão.Lotam os templos atrás de curas carnais e bençãos financeiras. Não que estas coisas sejam más em si mesmas,mas não foi para isso que Ele veio a este mundo trilhar as sendas do sofrimento e morrer como um mal feitor, embora não o fosse.No livro de Mateus cap 28:14,Jesus disse que o evangelho do reino seria pregado em testemunho a todas as gentes então viria o fim.Talves estes pseudos líderes religiosos estejam tão satisfeitos com este mundo,e entretêm um laço de amizade tão grande com ele, contrariando o que o apóstolo João diz em sua 1ª carta cap. 2, que se recusam a cumprir com o que está escrito no livro de Apoc. 14:06 sobre pregar um evangelho eterno.Mas como vão pregar sobre o que desconhecem, e como vão conhecer se não têm interesse? Eles estão simplesmente transmitindo às multidões o que possuem.E se isso é tudo o que possuem, mais uma vez repito as palavras do Mestre:-São cegos guiando cegos, e bem sabemos o fim de ambos.Que Deus,o Pai de nosso Senhor e salvador Jesus,tenha misericódia de nós todos os que já estamos tão cansados de sofrer um "cristianismo" sem Deus e sem cristo neste mundo que vai de mal a pior, mas que mais do que nunca tem enebriado a mente dos mestres e doutores em cristianismo, porque a ganância lhes serve de aguilhão para a cegueira.Sirleide da Rocha.

Fran disse...

Realmente, poucos são os que lêem a Bíblia e a praticam hoje em dia.

Pena.

"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça." II Tim. 3.16

Francine - www.HEIRESS.zip.net

Sirleide da Rocha disse...

...Muitas são introduzidas de maneira quase que imperceptível. Para os que não têem o hábito da leitura meticulosa, com estudo e meditação e oração, suplicando por sabedoria e pelo auxílio do espírito de cristo para guiar na verdade, porque antes têem prazer na mentira, ou porque são indolentes demais para perscrutarem as Escrituras por si mesmos, confiando no homem, conforme Jeremias 17:5, apartando seu"coração do Todo poderoso", hão de dar crédito as heresias que Ele permite que nos sobrevenham, para que os siceros se sobressaiam em meio a corrupção generalizada. As heresias no meio do povo são como que uma peneira a apartar o vil do precioso. No salmo 1 fala que os pecadores não permanecerão na congregação dos justos, porque estes têem prazer na lei do seu Deus. Se observarmos com atenção o verso 3 deste salmo é análogo aos versos 7 e 8 de Jeremias 17, que depois segue falando de como é enganoso e corrupto o coração carnal. Isso nos mostra como em meio a mais de um bilhão de cristãos no mundo, contando com os crentes da ICAR, poucos são os que verdadeiramente experimentam o novo nascimento, aquele que muda esse coração enganoso e corrupto, transformando-o de carnal em espiritual. Os que surgiram no mundo pós idade-média, e passaram a crer em Deus por meio do protestantismo, ao invés de se levantarem contra Roma, estão cada vez mais afirmando-lhe as heresias, através de ensinamentos da ICAR em seus "estudos bíblicos", fazendo alusões ao falarem da virgem Maria, não conhecemos virgem Maria, conhecemos Maria mãe do cristo, que bem sabemos não permaneceu miraculosamente virgem, mesmo porque se deitou com José seu esposo. Estou comentando por alto, pois se referem a ela desta forma não por recordar o que o apóstolo fala em menção a profecia referente ao nascimento do messias, mas pelo motivo de que é assim que ela é divulgada pelos católicos romanos. Falo por alto só para lembrar de como as coisas veêm de mansinho até nós. São práticas que se tranformam em verdades no meio do povo que não age como os de Beréia. "Sai dela povo meu", é a ordem dada em Apocalipse 18:4. Para o povo abandonar tais práticas corruptas têem de estar afinados com as Escrituras. Por isso tenho apreciado este blog que chama a atenção do povo que se diz cristão, seja de qual ramo ou denominação for do cristianismo, para muitas heresias, e para o voltar para as Escrituras como fonte da verdade e do conhecimento daquele que é o único verdadeiro. Sirleide da Rocha (sirleidedarocha@hotmail.com).

Unknown disse...

Os profetas profetizam falsamente,e os sacerdotes dominam pelas mãos deles,e o meu povo assim o deseja;mas que fareis ao fim disto?
Jer 5:31

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!
[Identifique-se com o seu nome e e-mail]

Assine O Bereano

Seguidores