sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Igreja Universal do Reino de Quem?

O Brasil é um terreno fértil para a disseminação de heresias, apostasias, seitas estranhas, etc, isso não é novidade, pois o brasileiro tem o péssimo hábito de ser panteísta, ou seja, crê-se em tudo (analogia).

A IURD (Igreja Universal do Reino de deus) é uma seita neopentecostal que mistura ritos de outras seitas e religiões com a mesma velocidade que cresce seu patrimônio financeiro.

Quem teve a oportunidade de acompanhar o cenário religioso e político brasileiro nos últimos anos, sabe que a IURD tem um estratagema muito interessante no meio político e social, mas isso não a classifica como "de Deus", por vários motivos: - Seu negócio é dinheiro!

Cheia de promessas, indução forçada dos membros para contribuir, às vezes o tiro sai pela culatra, pois existem diversos processos na justiça de pessoas que foram enganados pelos líderes da IURD, como cita a reportagem http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0507200623.htm (precisa ser assinante do UOL ou da Folha para acessar).

Quem não se lembra dos escândalos que recentemente respingou a moral da IURD? E da guerra entre a Rede Globo e a IURD em 1995?

A Teologia da Prosperidade, base doutrinária da IURD, é uma farsa, uma heresia perniciosa... e isso faz parte até da educação e iniciação dos líderes da IURD... O Bispo Edir Macedo, em um vídeo, ensina como "tirar" dinheiro dos fiés (assista: http://br.youtube.com/watch?v=My6_faauym8 / http://br.youtube.com/watch?v=OazfTY0ZV4Q) e com a maior naturalidade, cita: "... se quiser ajudar, tudo bem, senão, que se dane... é dá ou desce..".

A Teologia da Prosperidade não tem base bíblica, porque:

a) A fé e a salvação já foi comprada com Sangue, portanto não há dinheiro que pague o sacrifício de Jesus;

b) Dar ofertas e dízimos é uma prova de fé e quem dá e espera receber algo em troca não está dando por fé, mas com intenção de obter algo em troca, ou seja, isso se chamava escambo antigamente e hoje se chama "troca de favores".

Alguns defensores dessa teologia citam Malaquias 3.10 e dão ênfase à parte final do versículo "... fazei prova de mim..." mas se esquecem que esse texto não se aplica à fé de dar dízimos, pois o dízimo era uma obrigação na época da Lei, hoje é uma necessidade (a igreja e o ministério vivem disso), mas nesse texto o contexto é que o povo de Israel estava se enriquecendo e abandonando a obra de Deus e isso se lê claramente no início do versículo 10 "... para que haja mantimento...", prova de que é uma advertência e não uma ordenança ou chantagem ("...é dá ou desce..."), podemos até fazer uma conotação com o versículo de Mateus 6.3 "Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita, não é necessário ninguém saber que você está ofertando, Deus, que tudo vê (e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente - versículo 6 ), é o único interessado". E quem faz algo para Deus e deseja ser reconhecido, leia o versículo 5 ("Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão").

Algumas questões sobre o dízimo:

- Uma contribuição para os Levitas (que exercem o ministério), pois eles (os Levitas) não tinham herança na terra, como se lê em Números 18 (ver 21.24);

- Dízimo não é só de dinheiro, mas de TUDO (nem dá para citar as referências bíblicas, são muitas)... no tempo de Jesus dizimava até hortelã, leia Mateus 23.23 e Lucas 11.42;

- Dízimo quer dizer 10% (dez porcento) e não vender casa, carro e entregar tudo pra igreja, isso é falta de sensatez (burrice, no bom português);

- Usou o dinheiro do dízimo? Pague os juros! Levítico 27, 31;

- Dízimo é prova de fé e amor - II Coríntios 9.7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

Só essas questão são suficientes para desmascarar a hipócrita Teologia da Prosperidade... mas tem mais...

Pobreza não é sinal de operação de demônios, como pregam a IURD, Renascer e outras seitas neopentecostais, como podemos ler em Tiago 2.5 "Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?".

A razão de muitos empresários fracassarem é tudo menos demônios... muitos trocam de carro todo ano mas se esquecem de pagar as dívidas, seus fracassos são frutos da ingerência e incompetência financeira.

Deus não amaldiçoa ninguém, mas quem contribui com amor é abençoado não por contribuir, mas por fazer com amor, isso é uma prova de desprendimento dos bens materiais.

As bênçãos que Deus tem pra nós são espirituais, é salvar nossa alma.... as demais são conseqüências do nosso amor, nosso compromisso com Deus. Não foi por acaso que Jesus disse: "Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Lucas 12.31), acrescentar significa adicionar com algo que já existe.

Não existem NENHUM versículo na Bíblia que nos incentive a pedir riqueza para Deus, portanto a Teologia da Prosperidade é do diabo, o deus desse século.

Além dessa heresia, eles ensinam uma mistura de umbanda, espiritismo, judaismo e cristianismo, o que prova que eles não são "de Deus". Judeu, espírita e umbandista (ou dessa linha), e católico, não é cristão, nunca foi e nunca será.

A IURD vacila na sua base de fé, pois se autodenomina evangélica cristã e no entanto:

a) Seus ritos são cheios de sincretismo;

b) A tal "Sessão de Descarrego" é uma sessão de umbanda;

c) Os auxiliadores são ex-macumbeiros e se vestem com roupas brancas como macumbeiros;

d) Usam banho de arruda e outras ervas.

Ao se chegar na IURD antes de cada "sessão do descarrego" logo na entrada há uma fileira de mesas com toalhas brancas e vários "ex-pais e mães de encosto", todos vestindo roupas brancas é claro, dando "aconselhamentos e orientações" a quem desejar. Relata um visitante.

Segundo a IURD, a arruda é uma hortaliça criada por Deus, portanto, ao se tomar um dos sete banhos do descarrego, composto por suco de arruda, Deus estará criando no indivíduo uma nova criatura em Deus. Onde está isto na Bíblia??? Banho de arruda traz novo nascimento??? O novo nascimento é o termo usado como definição de salvação. O uso de arruda é comum em religiões de origem africana, devido a crença de
que o seu cheiro forte afastaria encostos, mau-olhado. O novo nascimento, a salvação, é um processo espiritual, que envolve fé e não obras (Ef 2:8-9; 1Pe 1:9; Rm 5:1-2). Novo nascimento não vem com processos ritualísticos externos de purificação, e Jesus condenava estes processos (Mc 7:1-23). Se você tomar banho de arruda, você vai ficar mal-cheiroso, e até poderá afastar os mosquitos, mas espiritualmente continuará igual, e o que importa é nascer de novo, caso contrário, continuará a caminho do Inferno, e nem toda a arruda do mundo poderá salvá-lo.

Além desses fatos supra citados, existem as entrevistas com os demônios e as revelações dos "pastores" que são, no mínimo, estranhas. As revelações são sempre sobre prosperidade, sobre alguém dar alguma coisa, alguma desgraça que não seja evitada com uma boa oferta, etc, etc... mas e o pecado? Esse profeta não revela os pecados, os enganadores, os fraudadores, maldizentes?????? Isso se encaixa no perfil de pastores condenados por Deus em Isaías 56.11 "E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte". E Jeremias 14 ".... profetas que pregam o que o povo quer ouvir".

A IURD ensina que Macumba "pega" em cristão? Tenho 2 bons motivos para afirmar que NÃO: 1) O diabo não tocou em Jó sem o consentimento de Deus; 2) Quem é de Deus o maligno não toca nele (a não ser que não seja realmente um cristão). II Tessalonicenses 3.3: "Mas fiel é o SENHOR, que vos confirmará, e guardará do maligno". I João 5.18: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca". O diabo só toca no cristão quando Deus permite.

A IURD usa simpatias em suas Sessões de Terapia do Amor. O iniciado compra uma das alianças para participar, depois vai até à igreja, passa por uma coluna de casais (obreiros), todos vestidos à caráter (como noivos), depois de "ungida" a tal aliança, a pessoa coloca essa aliança debaixo de seu travesseiro por 7 dias.... e em 7 dias, a pessoa alcança a benção, ou seja, arruma-se um companheiro!!!! Isto é uma simpatia ou não é?

Perguntas que não se calam!!!!

a) Como os líderes da IURD conseguiram trazer tanta água do Rio Jordão? Tanta areia de Israel (do monte Sinai)?

b) Eles são judaizantes? Se não, porque usam os ritos do Judaísmo?

c) São espíritas? Se não, porque usam os ritos do Espiritismo?

d) Têm algum pacto com os demônios? Então por que os demônios lhes respondem às perguntas e dão conselhos em suas Sessões de Descarregos?

Diante desses fatos podemos afirmar que a IURD pode até ser universal (que mistura e aceita várias raças), pode até ser do reino (cujo rei é desse século) mas de Deus nunca foi nem nunca será!

José Ferreira Neto

www.obereano.blogspot.com

2 comentários:

Teóphilo disse...

Gosto do seu blog, tanto que sou "seguidor"!
Gostaria de dizer que, quanto à questão dos dízimos discordo ligeiramente do irmão e pediria que lesse esse estudo em meu site oficial:
http://teophilo.info/guests/brianandersondizimo.htm

Não é de minha autoria e, quando li, passei umas três semanas "zonzo", porque eu dizimava desde criancinha...
Aguardo opinião, OK?

Que o Senhor nosso Deus nos abençoe com sabedoria e saúde!

Christiane. disse...

Muito interessante este texto!Parabéns ao autor.
Agora com relação ao dizimo quanta coisa exist heim!
Tem horas q eu fico pensando:será que devo dar ou não.Se eu der vou esta pecando e se eu nãoi der?
Bem eu prefiro dar! e de preferencia com alegria!!!

Mais com relaçãoa IURD também concordo com o irmão.fiz algumas visitas lá e nunca me sentia bem.Teve uma vez q eles acenderam somente uma luz vermelha e apagaram as outras luzes dizendo que era a sessão do descarrego!Pra que esta bendita luz vermelha?Por acaso o diabo precisa de luz para possuir alguém?Presica de um guia?
Heim eim....
Que Deus continue abençoando o irmão.
Graça e paz!

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!
[Identifique-se com o seu nome e e-mail]

Siga por Email

Assine O Bereano

Seguidores