quarta-feira, 17 de setembro de 2008

A verdadeira história das Assembléias de Deus

Temos de lembrar que todas as igrejas pentecostais nasceram de uma divisão. No caso da Assembléia de Deus a divisão foi [mais] desonesta [ainda]. Sua origem é uma origem cheia de erros. Tinham mais intenção de "pregar" aos batistas que aos incrédulos. Por onde passavam deixavam um rasto de divisões e mágoas dentro das igrejas de Cristo. Seria isso correto?

A Assembléia de Deus é a mãe e avó de todas as igrejas pentecostais no Brasil (com exceção da Cristã do Brasil). Ela é mãe da Quadrangular, Brasil Para Cristo, Deus é Amor, Só o Senhor é Deus, Casa da Benção e aí a fora. Estas igrejas, por sua vez, são mães de outras igrejas como a IURD, Vida Nova, Internacional da Graça entre muitas outras consideradas neopentecostais. Vejamos abaixo como surgiu a Assembléia de Deus no Brasil. As informações abaixo são tiradas dos livros A História dos Batistas e do Diário de Gunnar Vingren e Daniel Berg, fundadores das Assembléias de Deus no Brasil.

Em 19 de Novembro de 1910 desembarcaram no Brasil dois "pastores batistas". Chamavam-se: Gunnar Vingren e Daniel Berg. Estes dois foram "pastores batistas" nos Estados Unidos, mas devido a apostasia de se unirem ao movimento pentecostal realizado na Rua Azuza 312, em Los Angeles, foram excluídos das igrejas batistas por causarem a divisão dos membros e distúrbios da ordem na igreja. Ao chegarem no Brasil foram apresentados ao pastor Eurico Nelson, o pastor da Igreja Batista de Belém do Pará. Pediram entrada nessa igreja, entrada esta que foi de princípio negada por não terem carta de transferencia (e nem poderiam ter, pois tinham sido excluídos). Omitindo que eram membros excluídos, apresentaram-se como verdadeiros pastores batistas, e isso lhes deu o privilégio de morarem no porão da igreja até conseguirem se instalar em outro lugar. Por aquele tempo o pastor Eurico Nelson precisou viajar para o Sudeste do país, pois veio a uma Convenção Batista. Foi neste tempo que esses dois "pastores" agiram de má fé e causaram um grande problema ao pastor que gentilmente os recebeu.

Sem a presença do pastor, e ajudado por um co-moderador da igreja, José Plácito da Costa, eles conseguiram filiação na igreja, mesmo sem as cartas de transferência. Começaram então a induzir alguns membros a ficarem após o culto a assistir suas reuniões, às quais, eram feitas sem o conhecimento da igreja e no porão onde estavam instalados. Em seus cultos havia muito barulho e êxtases, e alguns começaram a dizer que tinham recebido dos dois pastores o que eles chamam de "batismo com fogo".

Um irmão da igreja, o evangelista Raimundo Nobre, descobriu o caso, e logo comunicou a igreja. Foi feita uma reunião para apurar o caso, e nessa reunião os dois pastores e mais onze membros da igreja foram excluídos, isso no ano de 1910. Segundo o historiador da Igreja Batista de Belém, Antônio B. Almeida, Vingren e Berg continuaram a realizar trabalho de proselitismo entre os membros da Igreja, em lugar de evangelizarem os descrentes (é típico deles). O proselitismo perdurou por toda a sua vida. O próprio Vingren afirma em seu diário que: "Por onde íamos, buscávamos nas igrejas e nas casas dos batistas infundirem o novo batismo". Este "novo batismo" constituía de doar aos crentes já convertidos o "dom de línguas".

O que os fundadores da Assembléia de Deus fizeram foi desonesto. Mentiram que eram batistas quando não eram. Diziam estar em comunhão quando na verdade foram excluídos. Esperaram um pastor viajar para poderem agir de uma forma sorrateira. E pior, dividiram um corpo de Cristo. A Bíblia é clara sobre esse assunto de divisão: "Quem comigo não ajunta se espalha". Dividir a Igreja de Cristo é dividi-lo, e todas as igrejas pentecostais que saíram dos grupos reformados deixaram para trás grandes divisões e mágoas contra pessoas que simplesmente amavam Jesus da mesma maneira que se amou a dois mil anos atrás.

Pr. Gilberto Stefano

28 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Recebemos um e-mail de uma pessoa que pelo linguajar e pela educação, não pode ser chamado de cristão. Como esta pessoa se escondeu detrás do anonimato e não teve a dignidade e a honradez de se identificar, não iremos publicar o seu e-mail porém, devido ao teor agressivo do mesmo, iremos responder a sua acusação.

A referida pessoa disse, entre insultos, blasfêmias e diversos erros gramaticais [o que já nos mostra o seu grau de instrução], o seguinte: [...] você falou que a igreja quadrangular saíu da assembléia de Deus,(mentira)pois a referida igreja tem origens americanas e não Brasileira...só pra desmascarar as tuas mentiras, [...] (sic).

Pois bem, meu desinformado anônimo: A igreja "assembléia de deus" [Assemblies of God] nasceu nos Estados Unidos, de onde partiram dois "missionário" para o Brasil. Deste movimento surgiu todos os outros, que se espalhou pelo mundo.

A igreja do evangelho quadrangular foi fundada por Aimee Semple McPherson, que, entre outras, passou pelas igrejas metodista episcopal e, por último, pela Assembléia de Deus de onde saiu para fundar a sua própria igreja. Ela foi influenciada por Pr. Durhram, o mesmo que havia influenciado Daniel Berg [que trouxe as assembléias de deus para o brasil] e Louis Francescon [que fundou a congregação cristã no Brasil].

Para a sua informação, segue abaixo algumas "curiosidades" sobre a fundadora da igreja quadrangular, Aimee Semple McPherson.

1. Ela se casou três vezes: um faleceu e os outros dois [maridos] pediram divórcio;

2. Após ser abandonada pelo segundo marido, se relacionou com o Sr. Kenneth Ormistron, que era um homem casado [isto não é pecado?]

3. Aos 40 anos de idade Aimee casou-se [seu terceiro casamento] com David Hutton, um cantor e ator, 10 anos mais jovem que ela. Isso causou grande controvérsia dentro da Igreja pois seu ex-marido, o Sr. Harold Mcpherson, ainda vivia (isso era contra a doutrina que ela havia estabelecido na igreja).

4. Aimee Semple McPherson sofria de depressão e tomava anti-depressivos e tranqüilizantes para dormir.

5. Na noite do dia 26 de 1944, Aimee tomou vários comprimidos para dormir e deixou outros tantos em baixo do seu travesseiro. Foi encontrada morta no dia seguinte, em seu quarto. O laudo dizia "falha múltipla de rins e outros órgãos devido a uma overdose". As circunstâncias da morte de Aimee levou a rumores de suicídio. [alguns adeptos de sua igreja alegaram "overdose acidental"?!?].

6. O "estranho desaparecimento" de Aimee: Em 18 de maio de 1926, Aimee e sua secretária, Emma Schaffer foram à praia. Aimee foi ao mar e não mais foi vista. Inicialmente, achou-se que tinha se afogado, e grande rebuliço aconteceu em todos EUA, especialmente em Los Angeles, centro de suas atividades evangelísticas. Equipes de busca foram organizadas, e incansavelmente buscaram o corpo da Sra. Aimee Semple Mcpherson. Uma jovem, devota de Aimee, mergulhou em sua busca e acabou morrendo afogada.
Todos lamentavam a sua morte quando em 19 de junho, 1 mês após o seu desaparecimento, sua mãe, Minnie, recebeu um bilhete exigindo $500 mil pelo resgate de sua filha, ou ela seria vendida como escrava. Minnie desconsiderou o bilhete por ter certeza de que Aimee esta morta. Dois dias depois, no dia 23, Aimee apareceu em Agua Pietra, no México, dizendo ter caminhado por horas no deserto após ter conseguido fugir do cativeiro em que era mantida após ter sido seqüestrada.
Aimee foi recebida pelo povo como heroína. O caso foi investigado, porém a polícia não encontrou indícios de seqüestro. O caso foi encerrado em 20 de julho, mas foi reaberto mais tarde com fortes acusações contra Aimee. A versão de Aimee foi a de que "um casal a procurou enquanto estava na praia para que fosse a sua casa orar por seu filho que estava muito doente. Ao entrar no carro do casal foi atacada, e desmaiada, foi levada ao cativeiro."
Após investigações, uma outra versão surgiu: Aimee e o Sr. Kenneth Ormistron [o seu amante casado, citado no item 2] encontraram-se durante o mês do seu desaparecimento. Kenneth era engenheiro e trabalhava na rádio KSFG, do ministério de Aimee. Kenneth também desapareceu no mesmo mês do desaparecimento de Aimee. Pouco antes do episódio, a Sra. Ormistron havia se separado de Kenneth e ido para Austrália, sua terra natal, por ter provas de que seu marido estava se encontrando com uma outra mulher [neste caso, Aimee]. Os sapatos de Aimee, no dia que foi encontrada em Agua Pietra não demonstravam que ela tinha feito uma longa jornada pelo deserto. A partir de então, Aimee teve conflitos constantes dentro da sua própria família, o que era amplamente explorado pela mídia. Chegou ao ponto de se separarem e não mais se falarem. Em 10 de janeiro de 1927, o caso cessou.

7. O herético Benny Hinn costuma visitar o túmulo de Aimee, para receber a “unção” que flui de seus ossos. Ela virou santa agora!!!???

Antes de se esconder atrás do anonimato e vomitar ofensas [que belo cristão deves ser], procure estudar mais. Aqui está um breve resumo. Tire suas próprias conclusões!

Drª Rose Lee

Anônimo disse...

Caro amigo, sou pentecostal e concordo em parte que há muitos erros e abusos em nosso movimento, mas as suas acusações que a igreja AD no Brasil só pesca em "aquário" é no minímo uma inverdade. Além disso o fato dos fundadores da AD no Brasil serem excluídos da igreja Batista não nos diz nada, pois ainda hoje pastores que aceitam o pentecoste continuam sendo desligados do seu movimento...e se quiseres podemos discutir doutrinas ...me coloco a disposição.

Maurel Giacumuzzi
Esteio - RS

claud disse...

Esse "aceitar o pentecoste", desculpe a franqueza, nada mais é que confirmação do afastamento da doutrina Bíblica que é também chamada Sã Doutrina dessas denominações religiosas.

Se a doutrina é "Sã" está de acordo com as Escrituras no sentido do ensino de Cristo e dos Apóstolos. Se não está, nada tem de sã e está enferma, sendo um conjunto de falsas interpretações que levam ao erro doutrinário e à "dogmas denominacionais" que colocam tais interpretações acima daquilo que Cristo ensinou.

O sentido de Pentecostes já foi cumprido cfe. Atos cap. 2 e a Igreja de Cristo, cada um que nasce de novo pela fé e arrependimento bíblicos, é imerso [batizado] no Espírito Santo que já foi enviado pelo Senhor Jesus.

"Outro" batismo é um acréscimo ao ensino Neotestamentário, estranho à Cristo e sua Igrja.


João Francisco.

Rev Alexandre disse...

Batismo com o Espírito Santo, apenas um, o da conversão. Depois são dons. Dons formal e informal, mas todos espirituais. O informal de falar em linguas nao tem dada que ver com esse extase nas igrejas "pentecostais", mas sim eram idiomas maternos. Os que ouviam, ouviam na sua propria lingua materna as grandezas de Deus. Então, vemos quase 100 anos de erros de interpretação. Eles ja esqueceram que A TV é do diabo, tem programa na tv, que cortar cabelo, pintar cabelo, mulher usar calça, homem bermuda e etc...Ja se retrataram com o erro de uso e costumes. Mas muita gente foi disciplinada por isso!!! Então precisam ensinar corretamente, no diário das mulheres desses missonários, num livro escrito por um pastor da AD betesda ele diz que as mulheres de guna vingre e daniel bergue quem deram vida a AD pois os dois ficaram muito doentes, e que com o crescimento da AD no nordeste, é que os cangaceiros machistas atribuem aos dois missionarios os louros e nao as suas mulheres. Pois bem a AD comemora 100 anos, mas não sei o que vão comemorar. Essa briguinha de cachorro grande entre Silas Malafete, Welington Bode e Samuel Camarada... rsrs uma igreja que tem mais rachas do que partido político!!!! O raça de viboras, hipócritas que limpam o exterior do copo somente.

Marcelo Tristão de Souza disse...

É muito triste ver os Nicolaítas cada dia mais fortes, brigando na justiça por direitos autorais de músicas quedeveriam ser de domínio público.
Disputando a presidência de algo que deixou deser igreja pra se transformar em negócio familiar. (CGADB e CPAD)
Macelo Tristão de Souza
tristaodesouza@gmail.com

Anônimo disse...

Prá mim é muito claro:
o pentecostalismo é um braço muito forte que Satanás colocou entre os cristãos, prá minar o Evangelho de Cristo.
E, infelizmente, está conseguindo bons resultados. O joio crescerá com o trigo. Somente o Senhor é quem irá tirar esse joio do pentecostalismo da Sua Igreja.
Renato Batista,
Curitiba, PR.

Eliane disse...

Diante de tudo que li, irei apenas orar para que o nosso Deus conserve em paz aqueles cujas mentes estão firmes nele.

vamos aguardar o dia da colheita, e então saberemos quem serve e quem não serve. Fiquem todos com Deus.

A paz do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo!

Antonio Marcos disse...

Pentecostalismo, joio entre os cristão, braço do demonio nas igrejas, concordo plenamente. Dízimos também, ou aí não?...

Anônimo disse...

OUVI FALAR SOBRE COMO FOI O INÍCIO DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS NO BRASIL SOMENTE NÃO HAVIA PRESTADO ATENÇÃO. COMO PODEM SER TÃO RADICALISTA SE É UMA IGREJA QUE VEIO ATRAVÉZ DE MENTIRAS? HÁ SETE ANOS SOU MEMBRA DA ASSEMBLÉIA DE DEUS. NÃO CONCORDO COM TANTA DISCRIMINAÇÃO E FALTA DE AMOR. SE OS MENTIROSOS NÃO VERÃO A DEUS. A ASSEMBLÉIA DE DEUS SE ORIGINOU ATRAVÉZ DE UMA MENTIRA. ESTOU PROCURANDO FUNDAMENTOS PORQUE SEI QUE MUITOS USAM A BIBLIA PARA MATAR A FÉ DE MUITOS CRISTÃOS. " A LETRA QUE MATA." INTERPRETAÇÃO ERRADA DO QUE ESTÁ ESCRITO.

Unknown disse...

O MAL POR SI PRÓPRIO SE DESTRÓI. E NÃO SERÁ DIFERENTE NUNCA, É A LEI DA SEMEADURA. NÃO É QUERENDO SER PROFÉTICO, MUITO MENOS RELIGIOSO, É A LEI NATURAL DAS COISAS.

Joseph disse...

Perfeita a reportagem meus parabéns, assembleianos são a pior coisa que existe, estou na obra do Senhor ha muitos anos e os meus maiores inimigos nunca foram os demônios e sim o povo da assembleia , que de Deus não tem quase nada e as igrejas que adotaram o mesmo sistema.eles adoram dividir o corpo de Cristo com revelações e visões fraudulentas, são misticos, e atribuem os seus delirios a manifestação de Deus, oremos pela verdadeira igreja do Senhor , e que Deus mantenha os assembleianos bem longe de nós , pois os mesmos tem veneno na lingua e a morte nas mãos.

Anônimo disse...

Os fundadores da AD fizeram daquela passagem de Atos dos Apóstolos uma nova doutrina. Espalhando de forma distorcida os acontecimentos ali citados.
Na verdade os falsos profetas sempre apresentam um "algo a mais", um outro elemento para enganar os desinformados. Reparem: Ou é a visão de um anjo com a "verdadeira" doutrina e datas para o fim do mundo, ou o óleo santa de Israel e assim vai ...

magno disse...

As pessoa devem orar e vigiarem mais pois o unico que servimos e seguimos e cristo!!!

Wellington Soares disse...

Eu sou vítima...
Eu sou uma vítima desse movimento do diabo, chamado pentecostalismo, acabei de cometer o dito pecado imperdoável do pentecostalismo, e agora, com a mente cauterizada, tomo remédios e tranquilizantes para dormir. Fui vítima dos assembleianos que não tiveram compaixão. Eu oro para que muitos assembleianos acordem e abandonem essa doutrina diabólica

Anônimo disse...

Meu nome é Phelippe Cardoso. Fui nascido e criado na igreja Assembléia de Deus. Desde criança fui ensinado sobre o batismo com o Espírito Santo e com fogo e sempre quis ser, fui incentivado por meus pais e pastores a buscar por isso. Um dia num culto de jovens o pastor que presidia o culto chamou todos os que queriam o batismo e eu fui, tinha 12 anos na ocasião. Não parava de gritar e dizer "glória a Deus, aleluia" enquanto umas pessoas ficavam dizendo no meu ouvido "isso, não pare de glorificar"... Naquele dia contei uma enorme mentira pra todos e principalmente pra mim: fiquei emocionado com toda aquela gente gritando e chorando e, apesar de não estar sentindo mais que emoção, comecei a falar coisas desconexas, balbuciar sílabas... fui dado como batizado.
Hoje, depois de confrontar minha vida com a verdade da Palavra, a qual agora leio, não sei pra que serve essa coisa de falar em línguas! Isso mais tem cara de esquizofrenia que de "poder de Deus". Eu, graças a Deus, fui liberto pela palavra, como está escrito: "(...)E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará"!
phelippecardoso@gmail.com

Anônimo disse...

Quem é o pai da mentira??????

D_ _ _ _

Quem é o pai da Assembleia de Deus?????

D_ _ _ _

Unknown disse...

A paz de Deus a todos! Pertenci as Assembleia de Deus, a mais de 20 anos , cheguei a função de evangelista. Entretanto sempre notei uma discrepancia entre o que se ensina e o que observava, pela leitura diária da biblía. Quando resolvi fazer como os bereanos uma conferência do que me ensinavam comparando com as escrituras então pude ver o quanto está diametralmente oposto as escrituras o ensino das Assembleias de Deus. Sai do engano e hoje sinto livre pelo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

Anônimo disse...

Caro Pr. Gilberto!
Interessei-me bastante sobre teus comentários sobre a Igreja Assembleia de Deus. Estou fazendo uma pesquisa e gostaria de ter acesso a outras informações sobre a história da Igreja, principalmente origem e desdobramentos. Muito Grata. Jozy

Anônimo disse...

sou Assembleiano, mais já tinha acordado para tudo isso que foi falado,hoje tenho procurado dispertar minha geração a ler a seguir o que realmete é honesto e santo.muito bom todos os comentários DEUS ABENÇOI

giu disse...

Nossa, to pasma com tudo que li.

Anônimo disse...

Sirvo á Deus desde criança ,e cada dia vejo absurdo sobre esse povo que nem quero acreditar,mas acredito tudo que lemos tem o seu valor.

Anonimo disse...

Phelippe Cardoso, minha experiência é exatamente a mesma que você viveu e eu tinha 12 anos também. Sempre pedi ao Senhor para me mostrar a verdade da sua Palavra e a cada dia fico mais abismada com as mentiras que aprendi desde criança. Mas Graças a Deus, que Ele não me deixou no engano,pois tenho sede de viver integralmente para o Senhor.

Nena quer emagrecer disse...

Vigiai e orai, para não cair em tentação. Mesmo que um anjo lhes aparecer com outro evangelho, que não seja oque está nas Santas Escrituras.Não creias...

Unknown disse...

meu nome e genival silva fui assembleiano durante 18 anos lendo a biblia descobri toda verdade tudo la e mentira do diabo a ad e um braço do diabo estou livre sou remanescente

Sidnei Souza disse...

Nossa, quanta coisa, a salvação em Cristo é muito simples, porém o homem e seus interesses complicam tudo. Seja, onde estiveres nunca percam a fé em Cristo e no seu evangelho. Grande abraço, sirvo a Deus na Assembléia, não tenho culpa do que foi feito lá atrás, nem do que estão fazendo hoje, sou Cristão e não preciso provar, quero paz, sei que hoje existe muito ódio nas religiões.

Gil Web Designer disse...

é esse movimento quando uns jovens a primeira coisa é incentivar os novos com mentiras de que os batistas não crer no espirito santo, dizendo eles não crer no espirito santo e não falam em línguas estranhas , o líder burro precisa estudar e meditar na palavra, no dia de pentecoste todos não falavam e não entendia ai derrepente havia 13 nações e o Senhor jesus desceu do céu como língua repartidas , não como eles entendem ai todos entendiam línguas um dos outros , não essas mentiras que eles pregam , e a paz que eles dizem a paz do Senhor que eles dão o Senhor jesus disse em mateus 5 : 47 e 48 diz e se saudarde , unicamente os vossos irmais o que fazeis demais ? não fazem assim os publicanos ? são pregadores publicanos, o melhor que eles fazem é ta de fuxico e falando das igrejas e da vida dos outros .que o Senhor aquele que dar a verdadeira paz abençoe eles e deem entendimento, perguntei a um deles porque vcs quando ver um irmão até da própria igreja quando estar de bermudão não dar A Paz do Senhor que dizer que a paz e a salvãção fugiu dele foi jesus quando entra na vida da pessoa ele não é que nem um interruptor quando entramos num quarto escuro , que quando entra ascende = a paz, e quando sai do quarto fica escuro não tem paz, Jesus é eterno e a salvação é eterna também.

Anônimo disse...

Tem um espirito na igreja assembleia, que dizem que é espirito santo, que não é que venda os olhos e entendimentos das pessoas.No dia de pentecoste não ouve batismo, ouve um revestimento de poder, para a pregação do evangélico.hoje nas igrejas pentecostais, quer dizer festa, ou revestimento de poder, em todos os cultos estão em festa ou buscando poder, pra pregação do evangélico, o que eu quero saber é se eles vão ficar pedindo poder ou vão pregar o evangélico, porque quem pede poder a Deus é pra pregar o evangélio não pra ficar dentro da igreja falando baboseira que nem eles sabem o que é.

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!
[Identifique-se com o seu nome e e-mail]

Assine O Bereano

Seguidores