terça-feira, 13 de maio de 2008

Um alerta aos Batistas:

Abandono da Sã Doutrina - Sinal do fim dos Tempos

"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina..." II Tm 4:3a


Guerras, rumores de guerra, fomes, pestes, terremotos, perseguição, falta de amor, sinais no sol, na lua e nas estrelas (Mt 24). Todos estes sinais são citados pelos pregadores atuais para demonstrar que estamos caminhando a passos largos para o fim dos tempos. Porém, um sinal bíblico de elevada importância tem sido esquecido na lista citada: o abandono da sã doutrina pelas igrejas do Senhor Jesus.


O apóstolo Paulo diz que "virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas" (II Tm 4:3, 4). Qual tempo de abandono da sã doutrina será este? Veja que ele diz claramente na carta enviada anteriormente que este tempo futuro é o "fim dos tempos, onde alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios" (I Tm 4:1). Ou seja, é a época em que se aproxima o fim do mundo, o dia do juízo. O abandono da sã doutrina pelas igrejas está em perfeita consonância com o que Jesus Cristo disse acerca dos sinais citados em Mateus 24:24: "Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos".


A palavra doutrina é um termo grego que significa ensino. Sã doutrina, então, é o ensino verdadeiro de Jesus e dos apóstolos. A palavra grega didache aparece traduzida cerca de 30 vezes como doutrina para o nosso português, didaskalia aparece traduzida 21 vezes, heterodidaskaleo aparece duas e ainda em Hebreus 6:1 encontramos o termo grego logos também traduzido como doutrina. Tantas vezes citada pelos autores do Novo Testamento, é de se estranhar como hoje se fala tão pouco neste tema em nossas igrejas. Há muitos congressos de adoração, discipulado, missões, evangelismo, etc., mas de doutrina... Estes congressos são essenciais para a vida do cristão, porém a doutrina bíblica tem sido muito pouco citada em nosso meio, dando lugar, muitas vezes, a teologia liberal, projetos de crescimento de igrejas a qualquer custo, manipulação psicológica, eventos sociais, pregação antropocêntrica, culto de entretenimento, festival de danças, emocionalismo exacerbado e por aí adiante.


Para aqueles que ainda não abandonaram a sã doutrina e para aqueles que estão desejosos de voltar-se para ela, segue as palavras do apóstolo, aconselhando um jovem pastor: "Tu, porém tens seguido a minha doutrina... Mas os homens maus e enganadores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste..." (II Tm 3:10,13,14). O apóstolo João também nos adverte: "Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus... Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tão pouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras" (III Jo 9-11).


Batistas, perseveremos na sã doutrina!


Leonardo de Souza Guimarães

Diácono da Igreja Batista Central de Italva, RJ

Fonte: ADIBERJ

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi!Que a graça de Deus Pai,por meio de Jesus Cristo revelada, seja abundante em todos aqueles que amam a Deus, e aguardam ansiosos a vinda de Cristo para sua salvação.Peço permissão para salientar um ponto muito importante nesta postagem que é a menção do retorno a sã doutrina, que é a doutrina verdadeira de Cristo e dos apóstolos.Toda doutrina que se diga sã portanto, deve estar inserida no contexto do evangelho eterno que deve ser pregado a todas as nações, tribo, língua e povo.Apoc 14:6.Se este evangelho é eterno,quer dizer que nunca houve outro. Isto é,nunca houve outra maneira que Deus tenha usado para salvar aquele que crê. Portanto eu concordo plenamente com o irmão, quando diz que deve haver um retorno a sã doutrina de Cristo e dos apóstolos.Quem sabe se esta ñ é a chave para entendermos o pq de tanta apostasia no mundo cristão de hoje.Carinhosamente,Sirleide.

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!
[Identifique-se com o seu nome e e-mail]

Assine O Bereano

Seguidores