quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Pastoras Batistas? Kyrie eleison!

A Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB), que esteve em assembleia em Cuiabá (janeiro/2010), precedendo às reuniões da Convenção Batista Brasileira (CBB), em suas Assembleias-Gerais aprovou, com votação apertada (106 a 98 dos delegados presentes), a ordenação de mulheres ao ministério do pastorado.

A partir da ratificação, durante a Assembleia-Geral, a OPBB e a CBB, e, mais dramaticamente ainda, o povo Batista do Brasil, terão dado um dos mais infames passos de sua história, rompendo com princípios bíblicos mais uma vez, e, mais uma vez, cedendo à carne, às ideologias, ao mundo, e, pior, ao Diabo.

Kyrie eleison! (Senhor, tende piedade!)

Por estas e outras que saí da Convenção Batista Brasileira!

www.obereano.blogspot.com

domingo, 17 de janeiro de 2010

10 razões pelas quais você deve rejeitar o movimento pentecostal

Um dos movimentos mais confusos que veio à tona na cena religiosa deste último século foi, sem a menor sombra de dúvida, o chamado movimento pentecostal. Esse movimento perverteu muitos crentes despreparados e neófito, bem como muitos incrédulos, desencaminhando-os para doutrinas falsas, heresias e meninice. Leitores, considere comigo 10 razões pelas quais você deve rejeitar o movimento pentecostal:

1. A Bíblia não é a Autoridade Final no movimento pentecostal! Os pentecostais ignoram sistematicamente a Autoridade e Doutrinas Bíblicas, demonstrando claramente esse desprezo usando fora do contexto, o verso que diz (se referindo à lei) que a "…letra mata…" (II Co 3:6). A Bíblia, todavia, diz em outro trecho: "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar…" (II Tm 3.16). Outra prova disso é a pesada influência do movimento pentecostal ao apoio das versões modernas da Bíblia. O líder da [demoníaca] renovação carismática, que dividiu os Baptistas na década de 60, Enéas Tognini, apesar de alegar vários "dons do Espírito Santo", parece que não consegue saber o mais básico assunto da vida cristã que é justamente onde está a Palavra de Deus, já que ele usa e defende a maior e a mais clara FALSIFICAÇÃO da Bíblia em português que é a Bíblia na Linguagem de Hoje!

2. O movimento pentecostal enfatiza O Espírito Santo, enquanto a Bíblia diz que o Espírito Santo glorifica a Jesus Cristo! A Bíblia diz: " Ele me glorificará…" (Jo 16:14) .

3. O movimento pentecostal acomoda o mundo com sua música rock, danças, coreografias, vestes imodestas, celebridades e shows. A Bíblia diz: "… qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." (Tg 4:4).

4. O movimento pentecostal promove o ecumenismo! Nenhum outro movimento "evangélico" foi tão bem sucedido em promover o ecumenismo como o movimento pentecostal. Bíblia diz: "…saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor…" (II Co 6:17). E ainda mais: "…Sai dela, povo meu, para que não sejas participantes dos seus pecados…" (Ap 18:4).

5. O movimento pentecostal é orientado para a EXPERIÊNCIA! O abuso escandaloso em círculos pentecostais chegou ao ponto ridículo de se imitar vozes e gestos de animais (leão, cachorro, galinhas, cobras etc...) semelhante aos cultos demoníacos, nos quais as pessoas são possessas e se contorcem no chão em poses indecentes! Isso ocorre em muitas igrejas pentecostais sem a menor refutação por parte dos membros nem líderes que são os maiores culpados dessa blasfémia e querem que os outros acreditem que esse show deprimente e tenebroso vem de Deus. A Bíblia diz a respeito de muitos que eram cheios de experiências espirituais e dons: "…Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade." (Mt 7:21). Que tragédia!

6. O movimento pentecostal busca sinais como atalho para espiritualidade! A Bíblia diz: "…tudo o que não é de fé, é pecado." (Rm 14:23).

7. O movimento pentecostal declara que as (suas) línguas são linguagens celestiais. A Bíblia diz claramente que aquele fenómeno era simplesmente um dom espiritual que consistia na capacidade dada aos discípulos de falar linguagem humana existente: "Como, pois, os ouvimos cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?" (At 2.8. Note também que, no Novo Testamento, após Atos capítulo 2, aqueles discípulos, incluindo os apóstolos, não falaram mais em línguas desconhecidas! Leia todo o Novo Testamento e procure-os falando em línguas desconhecidas. Você não achará!

8. O movimento pentecostal clama que a cura física está na promessa da Expiação. Esse ensino é fácil de ser refutado. Se isso fosse verdade, nenhum crente morreria! Depois de dois mil anos de história, é óbvio que milhões de crentes salvos em Jesus Cristo, incluindo piedosos missionários e outros incontáveis crentes cheios do Espírito Santo, morreram vítimas de terríveis e inúmeros tipos de doenças! A Bíblia diz claramente que o maior agente de cura no novo Testamento (exceto Jesus Cristo), o apóstolo Paulo, não podia curar o seu próprio amigo! Isso prova que os dons miraculosos foram cessando mesmo na era apostólica: "Erasto ficou comigo em Corinto, e deixei Trófimo doente em Mileto." (II Tm 4:20).

9. O movimento pentecostal negligencia o ensino claro da ordem na igreja. A Bíblia diz: "As mulheres estejam caladas nas igrejas…" (I Co 14.34). Para os homens: "E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete." (I Co 14:27). "As línguas são um sinal…" (I Co 14:22). Esse sinal temporário era para os judeus e já cessou: "…havendo línguas, cessarão…" (I Co 13.8. "Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado." (I Co 13:10) O "perfeito" aqui é, sem a menor sombra de dúvida, o cânon encerrado (Ap 22:21) das Escrituras.

10. O movimento pentecostal clama o endosso de Deus para suas práticas. A Bíblia, entretanto, proclama que Satanás também é "pentecostal"! Esses pentecostais "cheios do poder", cheios de arrogância espiritual, não são prova de NADA, pois a Bíblia diz: "A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, como todo o poder, e sinais e prodígios de mentira." (II Ts 2:9), "E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens." (Ap 13:13).

Conclusão

É impossível um eleito (salvo) morrer sendo ainda um pentecostal. Eu creio que lá há alguns cristãos, mas ainda vão se arrepender e sair de lá. Porém muitos estão enganando a si próprios nesse movimento, que prega, inclusive, a perda da salvação, que é a maior heresia e ensino falso de todo o movimento pentecostal - Renovado. Isso é a mesma coisa que salvação pelas obras! Se alguma pessoa nesse movimento, crê na salvação pelas obras, não é possível que seja salva. Lembremo-nos também que, multidões lotando templos (argumento preferido dos pentecostais para tentar autenticar suas crenças) ou "denominações super-poderosas", não significam absolutamente NADA nos dias de apostasia em que vivemos. Saia da confusão, "Porque não ignoramos os seus ardis." (II Co 2:11).

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Pentecostalismo é seita católica

Verificamos a origem, as convicções e os propósitos dos católicos carismáticos. Notamos a aprovação e os aplausos que lhes votam os pentecostalistas e pentecostalizados.

Neste capítulo quero demonstrar porque o pentecostalismo é seita católica e isto explica a sua afinidade com os católicos carismáticos.

Mas como? Até o presente sempre o admitira entre as Denominações Evangélicas! Companheiro leitor, vamos refletir com o cérebro, órgão da inteligência.

Nosso corpo se triparte em cabeça, tronco e membros e funciona com diversos órgãos. Cada qual com a sua específica atribuição. Os pulmões são os órgãos da respiração. Os intestinos, da digestão. Da circulação sangüínea é o coração. E por aí vai... O cérebro e o órgão da inteligência.

Dizem lá os entendidos... Suponho terem eles toda a razão... Razão por mim constatada! O órgão quando sem uso ou sem exercício atrofia-se. Já vi as pernas definhadas do paralítico.

Atrofia-se o cérebro se o deixarmos de usar. Verifico mesmo ser o cérebro o órgão mais extenuado e definhado. A falta de seu conveniente e constante uso porque raras, raríssimas, são as pessoas que pensam. A inteligência é a faculdade mais nobre do ser humano e é a menos usada. Muitos dão mais valor as unhas ou ao estômago. Aquelas cuidam na manicure e as pintam com as cores mais lindas. A este empanturram com as mais requintadas iguarias. Ao cérebro não dedicam nem a leitura de uma linha sequer no mês para nutri-lo com um pensamento mais elevado.

Apesar de a nossa massa encefálica estar um tanto ou muito embotada pelo longo não-uso, façamos um esforço, companheiro leitor, no sentido de desemperrá-la. Os que a tiverem atrofiada ou desistirão desta leitura se já não a mandaram as favas, ou não entenderão o argumento ou raciocínio. E continuarão a admitir a falsa inclusão dos pentecostalistas entre os evangélicos.

É fato de fácil averiguação. O CATOLICISMO se reparte em inúmeras seitas. Das muitíssimas menciono algumas: a católica romana ou vaticana, a católica brasileira, a católica argentina, a católica japonesa, a dos velhos católicos, a grega ortodoxa, a anglicana, a católica unida, a católica restaurada, a ortodoxa russa. E tantas outras. Também o PENTECOSTALISMO.

Apresento os indiscutíveis e irrecusáveis argumentos de ser o PENTECOSTALISMO SEITA CATÓLICA. Exibo-os em numero de OITO!

PRIMEIRO - O pentecostalismo nega a perseverança eterna dos salvos. Em outras palavras: supõe a possibilidade de o crente, se praticar determinados pecados, perder a salvação. Ora, esse ensino é católico. Se o postulado, da perseverança eterna dos salvos é da própria essência do Evangelho, o do risco da perda da salvação é ensino básico da teologia católica. Ao contrário do catolicismo, em todas as suas ramificações também a pentecostalista, as Sagradas Escrituras ensinam, e com insistência, que a salvação do crente evangélico é eterna. Eterna, e evidente, sem quaisquer possibilidades de se perdê-la. ETERNA mesmo! É, de resto, a mais Gloriosa Promessa de nosso Senhor Jesus Cristo por muitas vezes repetida, consubstanciada em Jo. 10:28-29: "E dou-lhes a Vida Eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da Minha Mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da Mão de Meu Pai". Dentre os livros de minha autoria há um deles, O CRENTE PODE PERDER A SALVAÇÃO?, de mais de 300 páginas consagradas a exaltar a Misericórdia do Salvador que dá a Salvação Eterna ao crente nEle e nela indefectivelmente Ele o sustenta apesar das muitas e constantes fraquezas e infidelidades do salvo. Já tenho observado. Todo o crente evangélico que se torna "renovado" passa a viver o tormento do medo de se perder. Busca a chamada "segunda bênção" e se torna inseguro quanto à primeira. O desprezo deles contra essa Promessa de Jesus é tanto que, em resultado de negá-la, dizem é um assunto secundário. O pentecostalismo a semelhança do catolicismo, de que é uma seita, engendra sofismas sobre sofismas com o emprego, desonesto de certas passagens bíblicas na tentativa de negar a perseverança dos salvos. Dessa forma recusam os pronunciamentos claros e categóricos das Escrituras acerca da essência do Evangelho que é a Vida Eterna outorgada por Cristo ao crente nEle.

SEGUNDO - A admitir-se o risco de o salvo perder-se, como querem os pentecostalistas, há de se aceitar o concurso das obras para a salvação do pecador. Com efeito, se posso perder a minha salvação significa que essa salvação está na dependência de minhas obras. Essa é a tese fundamental, básica, do catolicismo.

TERCEIRO - O pentecostalismo ensina que se o crente comete certos pecados perde a salvação, mas se praticar outros não a perde. Cito alguns exemplos desses pecados graves: adulterar, prostituir-se, assassinar, dançar em bailes do mundo, brincar o carnaval. São os pecados que perpetrados cominam a perda da salvação. Menciono, outrossim, alguns pecados que não causam tamanha desgraça. Ou seja, pratica-os o indivíduo sem o perigo de deixar de ser salvo: a mentira, a gula, a preguiça, a maledicência dentre outros. Ora, isso é catolicismo. A religião católica, efetivamente, distingue sem qualquer base nas Escrituras os pecados em mortais e veniais. Os mortais são os que levam ao inferno. São os graves. Os veniais não despojam a Vida Eterna. São os pecadinhos que todo mundo faz a toda hora.

QUARTO - Há grupos pentecostalistas mais rigorosos que incluem entre os pecados mortais, isto é, os pecados que causam a perda da salvação a embriagues, o fumar, a ida ao cinema, e da parte da mulher, o cortar o cabelo, o uso do batom nos lábios e do esmalte nas unhas, dos cosméticos e jóias, da calça esporte ou da minissaia. Outros grupos do pentecostalismo praticam sem qualquer restrição o tabagismo e a ingestão de bebidas alcoólicas. Outros ainda são abstêmios destas usanças, mas aceitam o corte de cabelo, o batom, o esmalte, a calça comprida e a minissaia nas mulheres. Também há os pentecostalistas que no passado vetavam as senhoras e moças como vaidades mundanas o cortar os cabelos, o pintar as unhas e os lábios e o uso de calças esportes e jóias. Hoje, contudo, mudando de convicção moral, aceitam essas coisas sem qualquer restrição. Anos passados certa Assembléia de Deus do Rio de Janeiro condicionava a perseverança da salvação dos homens ao uso do chapéu. Depois de tantas brigas modificou seu estatuto e agora o próprio pastor sai a rua de cabeça descoberta. Eis outro ponto de ligação entre o pentecostalismo e o catolicismo a fazer daquele uma das incontáveis seitas deste. Se tem cabido a hierarquia pentecostalista estabelecer a lista dos pecados graves, mortais, e retirar a gravidade de certos pecados passando-os para a relação dos veniais, também isso tem sido a empreitada da hierarquia católica. Lembro-me! Ao tempo de menino vi o "seu vigário" a recusar a comunhão da hóstia a senhoras de lábios pintados ou de cabelos curtos por estarem segundo ele em publico pecado mortal. Como o catolicismo o pentecostalismo estabelece a sua hierarquia na qualidade de árbitro da gravidade ou levidade dos pecados, tornando-a regra de moralidade. E de acordo com os moldes do catolicismo a adoção de outra regra de vida ou comportamento além das Escrituras.

QUINTO - O pentecostalismo reconhece haver se perdido o crente que, embora não haja cometido nenhum pecado mortal, é eliminado da "igreja" por abandono ou prolongada ausência. Condiciona, por conseguinte, a sustentação da salvação à "igreja". O catolicismo está cansado de repetir seu dogma de que fora da "igreja" não há salvação. Ainda neste último concílio, o Vaticano II, repetiu-se à sociedade, ao fastio, esse enunciado por ser a "igreja" crida na condição de "sacramento da salvação".

SEXTO - O pentecostalismo adota o seu cognominado batismo no Espírito Santo como "segunda benção", isto é, uma benção suplementar ou complementaria a da salvação. Também isso é catolicismo de vez que o catolicismo ensina o mesmo, com o seu chamado "sacramento" do crisma ou confirmação que consiste precisamente num revestimento especial do Espírito Santo posterior ao "sacramento" da regeneração. Certa ocasião fiz uma série de estudos sobre teologia romanista num Instituto Teológico Batista. Ao discorrer acerca dos "sacramentos" enumerei os sete conhecidos naquela doutrina. Um "pastor" pentecostalista presente, um ouvinte, solicitou-me explicasse o teor do crisma. E após minha exposição explicou ele que identifica sua seita com o romanismo porque o romanismo advoga a "segunda benção", conquanto diferente seja a terminologia. Não tive por onde se não dar-lhe inteira razão.

SÉTIMO - O catolicismo, embora propale crer na Bíblia como Fonte de Revelação Divina, acrescenta-lhe a tradição e os oráculos do romano pontífice, o infalível, com o prestigio de verdadeiras fontes dessa mesma Revelação Divina com a vantagem de serem mais atuais. Posição diferente não tomam os pentecostalistas. Proclamam sua aceitação das Escrituras Sagradas no apanágio de Única Regra de Fé e Prática. Contudo, na realidade negam serem elas essa Única Regra, ao tributarem maior credibilidade as suas individuais experiências à luz das quais examinam, quando examinam, certos registros das Escrituras. Furtam, outrossim, a Palavra de Deus sua Lídima Unicidade de Fonte de Revelação Divina por pautarem suas crenças nas revelações dos seus profetas e profetisas. No meu livro A SEGUNDA BÊNÇÃO relato o depoimento daquele, pentecostalista de Petrópolis que me garantiu: "já passei desse estágio de precisar ler a Bíblia. O Espírito Santo fala diretamente comigo". Dizem eles por qualquer coisa: Deus falou ao meu coração, Deus me revelou, por revelação do Espírito Santo numa frontal negação de ser a Bíblia a Revelação Completa de Deus para nós. Hoje Deus não fala diretamente a mais ninguém. Tudo quanto nos tinha Ele a dizer se contém nas Escrituras Sagradas que são a Sua Palavra. No seu desapreço às Escrituras Sagradas os pentecostalistas invocam, torcendo seu verdadeiro sentido, aquela declaração de Paulo: "... a letra mata, e o espírito vivifica" (II Cor. 3:6b). Querem entender no seu prático desprezo as Letras Santas que estas não devem ser entendidas naquilo que ensinam como se escrevem, mas como são explicadas pelos seus profetas, como Deus agora lhes fala e revela diretamente. É o dogma católico pelos pentecostalistas aceito e exercitado. O dogma católico que outorga o dom da interpretação legítima e infalível das Letras Sagradas aos iluminados da hierarquia. O Espírito Santo de Deus ilumina Seu servo sincero nos estudos de Sua Palavra sem, contudo, dispensá-lo das sábias regras de exegese decorrentes da norma áurea de se interpretar a Bíblia com a própria Bíblia, ou seja, a Bíblia interpreta, ou esclarece ou elucida a Bíblia, dispensando para isso o concurso de quaisquer tradições, revelações de modernos profetas e psicopatas videntes (para não dizer vis embusteiros).

OITAVO - O último ponto de contacto entre as duas seitas: a FETIÇARIA. Êpa!!! O pentecostalismo exercita a feitiçaria? O que é feitiçaria? Com exemplos explico melhor. A ferradura atrás da porta, aquela planta espada-de-são-jorge em frente de casa, os amuletos usados no intento de reprimirem-se as investidas do mal, bem como as medalhas e bentinhos presos a roupa ou alçados ao pescoço, tudo são feitiçarias. De feitiçaria são a água benta à qual recorrem os católicos e a água que os pentecostalistas colocam sobre o rádio durante as orações espalhafatosas e teatrais de seus "missionários" da cura divina. (Conheço três tipos de água feiticeira: a água benta romanista, a água fluida espiritista e a água orada pentecostalista). Aquele "missionário", já calçado em fabulosa pecúnia concentrada proveniente de sua exploração dos ignorantes, espalha a alto preço um disco com suas gritarias e induz seus pascácios devotos a aplicarem o referido disco no lugar da dor como recurso certo de alívio imediato. Se dói a cabeça coloque-se-o na cabeça, se no ventre ponha-se o disco no ventre do paciente. Tudo isso são práticas feiticeiras das mais ridículas e primitivas. Feitiçaria é o levarem-se peças de roupa de um enfermo para o médium espiritista, ou o clérigo vaticano ou o ministro pentecostalista rezar, ou dar passe ou orar sobre elas. Em certa "reunião de poder", estarrecido, vi um ex-pastor batista, no passado de alto coturno nos meios batistas brasileiros, autor de alguns livros, passar-se por feiticeiro. Dirigente daquela reunião orava em cima das roupas que lhe levavam.

Impossível encerrar estas reflexões omitindo algumas linhas de analise sobre as roupas aludidas. Igualmente na sua explicação inexplicada os pentecostalistas se nivelam aos feiticeiros romanistas. Ambas as teologias acorrem a At.19:12 na busca de coonestarem sua feitiçaria. O Registro Sacro discorre acerca do Ministério de Paulo e Apolo em Éfeso e diz: "De sorte que ate os lenços e aventais se levavam do seu corpo (de Paulo) aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saiam". Os clérigos vaticanistas e os "missionários" pentecostalistas não querem ler bem a Escritura trasladada acima e se bem a lêem seu crime é maior pela mistificação consciente e premeditada que cometem. O Texto não afirma que Paulo orava sobre as peças de roupa que lhe levavam. Informa sim que as pessoas efésias arrancavam do corpo de Paulo os seus aventais e os seus lenços e os levavam. Se da sombra de Pedro (At. 5:15) não se logrou conservar fiapos, por que os primitivos cristãos deixaram de conservar pedaços das roupas de Paulo Apóstolo? Teríamos até hoje as preciosas relíquias. Todavia àqueles panos, fora daquela especial circunstância, nenhum outro prodígio obtiveram. Esse fato de Éfeso e alguns mais a ele semelhantes ocorreram por especialíssima permissão de Deus com o fim de autenticar o Ministério especialíssimo de servos Seus em dada conjuntura histórica na correnteza do período da Revelação Bíblica.

A caída prodigiosa do maná no deserto alimentou milagrosamente o povo eleito e para memória Deus mandou Moisés encher dele um vaso e pô-lo no interior da arca da Aliança (Ex.16:33-34). Determinou-lhe ainda colocasse diante da mesma arca a florescida vara de Arão como o sinal de sua eleição para o múnus de sumo sacerdote (Nm. 17:10; Hb. 9:4). Os israelitas, todavia jamais tributaram qualquer culto ou crença a essas coisas, como nunca o fizeram aos ossos de Eliseu, por suporem neles inerente qualquer eficácia sobrenatural. Atos 19:12 de maneira alguma se presta a autorizar a referida atitude dos clérigos e dos pentecostalistas no tocante a se orar sobre roupas de doentes. O seu emprego indevido e sofista pelos pentecostalistas, no entanto, revela também neste particular, se identificarem eles com os clérigos feiticeiros do romanismo noutra demonstração de ser o pentecostalismo seita católica.

Da mesma prosápia todos eles, católicos carismáticos, pentecostalistas e pentecostalizados, se entendem e se afinam porque seus básicos princípios doutrinários se identificam. Cabe aos lídimos crentes evangélicos fugir de qualquer acomadramento com eles, a menos que queiram incorrer na censura divina de terem transgredido a advertência das Escrituras de Rm. 16:17 e tantas outras afins. Se deles se aproximarem que seja para lhes anunciar o Genuíno Evangelho. Eles precisam de ouvi-lo e aceitá-lo se quiserem ser salvos da perdição.

Dr. Aníbal Pereira Reis (ex-padre)
Católicos Carismáticos e Pentecostais Católicos, 2ª edição - pgs. 29 a 37

www.obereano.blogspot.com

Assine O Bereano

Seguidores