sábado, 19 de dezembro de 2009

Maçonaria: Pode um Cristão ser maçom?

Ser membro da Igreja de Cristo era compatível com a filiação na loja maçônica, ou maçonaria? Peço-te que em oração consideres a minha avaliação e juízo sobre esta questão da compatibilidade entre a loja maçônica e a Igreja de Cristo.

Em primeiro lugar, ao tratar este assunto, vou descrever brevemente os aspectos organizacionais da maçonaria e depois avaliá-la como uma organização religiosa.

Maçonaria ou a Ordem maçônica, tal como a conhecemos hoje, foi fundada em 24 de junho de 1717, em Londres. O termo maçon provém do inglês mason e do francês maçon, que quer dizer 'pedreiro', e do alemão metz, 'cortador de pedra'. Ela era originalmente uma sociedade de construtores de catedrais no século 17. Os maçons de pedra e cortadores de pedra constituíam-se como os seus membros. Da Inglaterra, a maçonaria rapidamente se espalhou para a Europa continental e em 1740 para a América do Norte. A maçonaria foi organizada na Inglaterra, mas quatro em cada cinco maçons no mundo vivem agora nos EUA. Eles e os seus irmãos em outros países têm feito da maçonaria a maior sociedade secreta internacional. Há mais de 16.000 lojas maçônicas neste país com uma sociedade de mais de quatro milhões e meio de membros. Como os maçons são poderosos, é difícil dizer, mas "num único ano, a maioria dos governadores estaduais, senadores e representantes dos EUA. são susceptíveis de serem maçons. Os três graus básicos da maçonaria são os de Aprendiz, Camarada (ou Companheiro), e Mestre Maçônico.

O candidato à adesão deve fazer um juramento para manter inviolados os segredos da ordem. Os segredos incluem todas as instruções dadas na loja, os eventos da reunião, incluindo o extensivo e misterioso ritual, e as diferentes senhas secretas da loja e cumprimentos que servem como um modo de identificação de um Maçom para outro.

À medida que concluímos a nossa descrição da loja maçônica como uma organização, peço-te que consideres a seguinte definição de maçonaria, tal como previsto por alguns dos seus próprios adeptos: "É verdade que a maçonaria não é uma religião, mas é Religião um culto em que todos os bons homens podem-se unir, que eles podem compartilhar a fé de todos."(J. F. Newton, The Builders (New York: Macoy Pub. and Masonic Supply Co., 1930), p. 251). "A maçonaria direciona-nos a nos alienar das confinadas e fanáticas noções e ensina-nos que a humanidade é a alma da religião ... e nós como Maçons só perseguimos a religião universal, a Religião da Natureza."(Ibid., p. 258). "A religião da maçonaria é cosmopolita, universal ... Deus está igualmente presente com o piedoso hindu no templo, o judeu na sinagoga, o maometano na mesquita, e os cristãos na Igreja."( Mackey, Loc. cit). Esta é a religião da Natureza ou a religião do humanismo. Os seus princípios e objetivo são a expressão do que o homem vai fazer, em nome do bem da humanidade. A maçonaria identifica Deus com a Natureza. O homem torna-se seu próprio Deus. Sendo que a Natureza é Deus e o homem é o chefe intelectual de toda a natureza, é lógico que o homem deve definir a sua própria religião. A maçonaria recusa-se a reconhecer que Deus é o independente, auto-suficiente Deus. Aquele que é o Criador e Legislador de todas as coisas.

O deus da maçonaria tem muitos nomes diferentes. Ele é o "Grande Arquitecto," o "Ser Supremo," o "Olho que tudo vê" o "Grande Ser." Este deus dos maçons não é o Único, Pessoal, Triúno, e Vivo Deus das Sagradas Escrituras. Os maçons têm um conceito panteísta de Deus. Deus é Natureza e a Natureza é Deus. O seu "deus" é apenas um símbolo da natureza; Natureza auto originada, a causa da sua própria existência. O deus da maçonaria é um ídolo da mente. Um Deus que o homem inventou para seus próprios fins!

No lugar de encontro da Loja, há um altar, e colocado no altar, está uma Bíblia. Que concepção do "bom livro" tem a maçonaria? A maçonaria, lembra-te, aceita homens de todos os credos em sua fraternidade, e, consequentemente, aceita todos os "bons livros", de todas as religiões. Os Maçons são "mentes abertas"! Os Maçons frequentemente citam a Bíblia Sagrada, que de fato empresta a este movimento do mal uma fachada de respeitabilidade. Suas passagens preferidas são as relativas à construção do templo, os profetas, e os quatro evangelhos. Nos escritos da maçonaria encontram-se repetidas referências ao bom pastor, ao bom Samaritano, à Arca da Aliança, ao castiçal de ouro, o templo e o seu sacerdócio, e até mesmo à ressurreição. Mas todas estas expressões e o que elas significam e representam, segundo as Escrituras, são corrompidas e distorcidas pela maçonaria. A Bíblia da maçonaria não é a autoritária e infalível Palavra, a sua Bíblia não é o livro cristão de revelação divina, mas apenas um dos muitos livros religiosos, como o Alcorão, os Vedas, a Zendavesta, o Livro do mormonismo, etc. A maçonaria tolera qualquer mentira religiosa.

Mas o verdadeiro cristianismo é intolerante com a mentira. O crente confessa que só Deus pode e revela a Verdade. O único registro do auto-revelador discurso de Deus para nós é o registrado nas Escrituras. O crente contesta a alegação de revelação de qualquer e de todos os livros que não sejam a Bíblia. A verdade é intolerante com a mentira, por amor ao nome de Deus. O Cristianismo condena como produtos do pecado o Corão, o livro de Mórmon, etc. Tu podes perceber então que a maçonaria tem muitos "bons livros." Apesar de afirmar aceitar a Bíblia como Palavra de Deus, na realidade, nega este fato. Isto é verdade, pela maçonaria deixar de reconhecer a posição exclusiva da Bíblia como o único infalível, totalmente inspirado registro da revelação do único Triúno Deus. A tentativa da maçonaria de equacionar a Bíblia e o Alcorão, por exemplo, vendo-os como tendo igual valor e validade, está a negar a única, exclusiva posição da Sagrada Escritura. O assunto não é relativo. A maçonaria promove a idolatria, admitindo 'São João da Escócia" ou "São João de Jerusalém" como padroeiro, e abre os seus trabalhos em seu nome.

O que a maçonaria tem a dizer sobre Jesus Cristo? A maçonaria opta por ignorar, em vez de negar explicitamente, a divindade de Cristo Jesus. Mas a sua tentativa de ignorar a pedra angular da Igreja não irá livrá-los da condenação. A Bíblia, como Palavra de Deus, exige que todos acreditem, ninguém tem o direito de ignorar a questão. Cristo confronta cada homem com a pergunta pertinente: "Quem vós dizeis que eu sou?" Nós temos, o homem tem de acreditar e confessar que Jesus é o eterno Filho de Deus em carne, o Salvador do Seu povo eleito.

A loja maçônica está errada em outrod pontos básicos. Os seus erros básicos não são erros inocentes de julgamento, mas que são deliberadas rejeições da verdade das Escrituras. A loja maçônica nega a verdade relativamente a um Único, Vivo, Eterno, Triúno Deus, recusa-se a confessar a eterna divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Este é o cerne da questão! Uma vez que a religião da loja maçônica está errada em seu centro, é completamente errada em todos os seus aspectos. É a religião do homem, Humanismo. A maçonaria apoia-se num não-escritural, descrente conceito de antropologia, pecado, fraternidade, unidade e salvação.

A loja maçônica é uma organização anti-cristã. Sua religião não é apenas errada, é anti-cristã! É a tentativa do homem orgulhoso, (o que certamente irá falhar) para estabelecer esta fraternidade universal dos homens contra a Una, Santa, Igreja Universal de Jesus nosso Senhor. Somente na Igreja de Cristo está em e pode ter Irmandade. Crentes em todas as nações e em todas as idades são um na fé em Cristo, porque Cristo redimiu-nos de maneira que nós devemos ser um nEle.

Essa é a nossa avaliação! Você concorda?

Bibliografia

1) William J. Whalen, Handbook of Secret Organizations (Milwaukee: Burce Pub. Co., 1966).
2) Albert Mackey, An Encyclopedia of Freemasonry (Philadelphia: Moss and Co., 1875).
3) J. F. Newton, The Builders (New York: Macoy Pub. and Masonic Supply Co., 1930).
4) Arthur Pruess, Dictionary of Secret and Other Societies (St. Louis, Mo.: B. Herder Book Co., 1924).
5) Freemasonry: May a Christian Be a Member? (Marvin Kamps)

12 comentários:

Anônimo disse...

BEREANO MUITO BEM AS SUAS COLOCACAÇÕES, INFELIZMENTE NO MEIO DOS CRISTÃOS TEM PASTORES QUE SÃO MAÇONS E SE ACHAM CHEIA DE RAZÃO.
QUE DEUS TNHA MISERICÓRIDA DELES.

Anônimo disse...

Muito oportuna essa postagem. Que DEUS abencoe voces pela qualidade do texto.
Infelizmente e grande o estrago que essa organizacao esta fazendo dentro do nosso meio.

Reginaldo Felix

Robson disse...

Perfeita colocação, a maçonaria é anti-cristã e devemos lutar contra essas infiltrações dentro da igreja...e vamos como os de Beréia, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.

pastor walmir disse...

Muito bom este artigo. Pode um cristão ser maçom? - Este artigo se limita a questionar a compatibilidade
entre um e outro.Não há. Não se discute o indivíduuo maçom. Tanto lá como cá temos os bons e os maus. Fora do cristianismo porém, as religiões são montadas em fragmentos, pedaços de diferentes teologias, pedaços de diferentes doutrinas como na construção do personagem Frankenstein; pedaços de corpos diferentes. Outros podem dizer que todos os caminhos levam a Deus. O cristianismo tem convicção de que só há um caminho(João 14:6). No cristianismo não há atalhos.Rev.Walmir Alves

Adeilton disse...

É hora dos cristãos se levantarem contra todos os inimigos do cristianismo,que o nosso salvador Jesus cristo nos faça clamar contra os anti-cristaos.Percebo que nos ultimos dias está sendo travado uma guerra espiritual contra a igreja de cristo ,as portas do inferno estão empurrando com toda força.Cade os cristãos fundamentalistas para batalhar pela fé.(jd.3)certamente os ultimos dias está sobre nós.

José Carlos disse...

Caro Adeilton, só uma observação sobre o seu comentário:

Com raras exceções, muitos pregadores interpretam esse verso da seguinte maneira: "O diabo e os demônios não têm nenhum poder contra a igreja, porque está escrito que as portas do inferno não prevalecerão contra ela!". Eles fazem isso porque associam a palavra "inferno" que aparece aqui com o capeta! Embora seja verdade o fato de que a igreja de Cristo é vitoriosa sobre o diabo e os demônios, porém, o presente texto não está tratando desse assunto! A palavra traduzida aqui como "inferno" é a palavra grega hades, uma referência ao "mundo dos mortos, a morte". Portanto, o que Jesus está dizendo é que "a morte" não tem mais domínio sobre a igreja! Não há nenhuma referência a demônios nesse texto. Aliás, esse tema da vitória da igreja sobre a morte também é encontrado em 1 Co 15.54b,55: "Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno (Gr. thanate, "morte"), a tua vitória?".

Está claro neste texto que a Igreja foi comissionada a arrebentar as portas do inferno, ou seja, a Igreja avança contra o inferno e não o inferno contra a Igreja.

Anônimo disse...

BOM DIA!

IRMÃOS, SE FORMOS PESQUISAR VEREMOS QUE AO LONGO DA HISTÓRIA PESSOAS QUE FIZERAM/FAZEM PARTE DE SOCIEDADES SECRETAS SE INFILTRARAM NO MEIO DOS CRISTÃOS USANDO A SEGUINTE TÁTICA " JÁ QUE NÃO PODEMOS COM NOSSO INIMIGO, VAMOS SER AMIGOS E DEPOIS DAREMOS CABO DELES" OU MELHOR SÃO LOBOS VESTIDOS DE OVELHAS QUE COMO JUDAS O ISCARIOTES POR AMOR AO DINHEIRO FAZEM DE NÓS NEGÓCIOS, ISTO PORQUE NÃO DEMOS OUVIDOS AS RECOMENDAÇÕES DA PALAVRA DE DEUS COMO: "SEJAM TIRADO DO MEIO DE VÓS, AQUELES QUE CAUSAM DISSENSÕES" OU " UM POUCO DE FERMETO LEVEDA TODA A MASSA" E OUTRAS TUDO EM NOME DE UM PSEUDO-AMOR E UM CRESCIMENTO DE MEMBROS, SE TOMARMOS UM COPO DE AGUA PURA COM 1GOTA DE VENENO CONCERTEZA MATARREREMOS, É ISTO USAR A PALAVRA DE DEUS TIRANDO OU ACRESCENTANDO OU COMO A SERPENTE FEZ NO INÍCIO DIZENDO É ASSIM QUE DEUS DISSE, QUADO ELE NÃO DISSE. O EFEITO É TERRÍVEL. ESTAMOS PRECENCIANDO O QUE O APOSTOLO PAULO ESCREVEU "NOS ULTIMOS DIAS SOBREVIRÃO TEMPOS TRABALHOSOS.... HOMENS QUE APRENDEM SEMPRE MAS NUNCA CHEGAM AO CONHECIMENTO DA VERDADE....NÃO SUPORTARÃO A SÃ DOUTRINA, MAS TENDO COMICHÃO NOS OUVIDOS, AMONTOARÃO PARA SI DOUTORES...E SE FORMOS OLHAR PARA TRAZ VEREMOS QUE OS FUNDADORES DE DENOMINAÇÕES E SEITAS QUASE TODOS FIZERAM PARTE DE "SOCIEDADE SECRETA", VOU CITAR MARTIN LUTERO VEJAM ELE USOU A PALAVRA SAIU DO CATOLICISMO MAS PERMITIU UMA SÉRIE DE ATROCIDADES.... CHARLES FINNEY QUE DIZ TER SAIDO DA MAÇONARIA, MAS QUANTO ESTRAGO FEZ, E ACABOU ADMITINDO QUE MUITAS DAS VIDAS QUE "ACEITARAM" JESUS NÃO PERSEVERARAM....PODERIA CITAR MAIS UMA PORÇÃO, MAS PREFIRO DEIXAR PARA OS IRMÃOS PESQUISAR....SEJAMOS BEREANOS E FIQUEMOS COM A PALAVRA DE DEUS TOMANDO O MÁXIMO CUIDADO.
II COR 13:5
Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.
E
"Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam" João 5:39

Em Cristo Jesus, o Senhor.

Anônimo disse...

Olá "bereiano"

Interessante é o comentário sobre os cristãos que são marçons - postado no seu blog.
É de conhecimento de muitos da igreja evangélica brasileira que muitos pastores da IPB - Igreja Presbiteriana do Brasil são marçons (inclusive alguns amigos meus). Como fica os crentes marçons que ao mesmo tempo se consideram a vanguarda da ortodoxia, ou seja, os reformados.
Pareçe uma incoerência...
È possível haver uma verdade biblíca por trás da fachada de luz?
Ou são "reformados de fachada"

Reginaldo Cruz

Anônimo disse...

Eu estou angustiada com a situção da igreja no Brasil.

É um absurdo tanta maluquice, como esses "pastores" conseguem?

Ainda bem que o meu Redentor vive, e eu vejo seus milagres dia após dia, e essas coisas me dão mais vontade de saquiar o inferno.

Anônimo disse...

Algo que pode ser acrescido ao texto é que a maçonaria, por sua organização em graus, o seu membro só saberá da realidade por completo ao atingir o grau 33. Assim, é como assinar um cheque em branco e caminhar sem saber para onde está indo;
A mesma usa e abusa da astrologia em seus ensinos. Fato condenado pela Bíblia;
A mesma busca a "perfeição" dos seus membros. A Bíblia diz que somos justificados só em Cristo Jesus.
Seu dever é fugir! Aos "crentes" ou "pastores" eles responderão perante Deus por seus atos.

Claudinei Pires Cruz disse...

Sou cristão evangélico, e fui convidado para me tornar maçom e só tive boas impressões desta organização filosófica, filantrópica e progressista. Lembrando também que a maçonaria foi perseguida na idade média pela igreja católica e muitos maçons foram mortos pelos tribunais da inquisição, por não aceitarem as mentiras e a tal venda de indulgências que a igreja praticava naquele período. Agora vendo suas afirmações fiquei surpreso. Para você poder ter maior credibilidade deveria então colocar todas as referências baseadas em rituais e escritos da ordem, e na verdade você apenas referenciou o seu ponto de vista com algumas explicitações mínimas e com o máximo de suas convicções, deixando assim duvidas para aqueles que por uma razão ou outra pretendem ingressar na ordem.
Não podemos nos basear naquilo que ouvimos falar, porque seríamos propagadores até mesmo de calúnias e difamações, o que vai também contra o verdadeiro evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

claudineipirescruz@hotmail.com

Anônimo disse...

Muito bom.... Sou da igreja Batista da Lagoinha em Belo Horizonte MG.
Já me falarão que o Pr Marcio Valadão é maçom, só não frequenta, não é atuante. Alguem poderia me informar quanto a isso?! Obrigado Deus abençoe... lucianomarques18@yahoo.com.br

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!
[Identifique-se com o seu nome e e-mail]

Assine O Bereano

Seguidores